Experiências que modificam

Há experiências que têm o poder de nos modificar. Têm um impacto tão grande na nossa vida, é uma vivência tão reveladora, que modifica toda uma forma de ver a própria existência.
Algumas acontecem de forma corriqueira como, por exemplo, um choque elétrico, um acidente, uma viagem ou, ainda, o nascimento de um filho.
Agora, há experiências que são privilégio de poucos. Ver a Terra do espaço, eu acredito que seja uma delas. Imagine só! Você lá no espaço, flutuando em alguma espaçonave, vendo aquele corpo planetário girando, com bilhões de pessoas dormindo, acordando, comendo, fazendo cocô! Uma loucura!
O sujeito que vai pro espaço, vê a Terra e depois volta, com certeza, volta diferente. Não sei se melhor ou pior, mas que muda, muda! Acho que dá pra ter uma noção real da importância das coisas e colocá-las na perspectiva correta. A distância, literalmente falando, ajuda a elaborar e dar valor ao que realmente tem valor! Não há como sair de uma experiência como essa da mesma forma que entrou – impossível!
Na formação educacional de uma pessoa deveria existir certo número de experiências práticas importantes e potencialmente modificadoras, desde xadrez, drogas, literatura, música, viagens e provas físicas de resistência – imagine fazer jovens adolescentes urbanos passarem uma semana sem acesso a eletricidade. O paradigma educacional baseado em teorias deveria ser subvertido em ferramenta de desenvolvimento pessoal individual e não de acúmulo de conteúdo, muitas vezes, inútil.
É… eu gostaria de ver a Terra do espaço. Quem sabe um dia…
Bjs,
nvs