Poema Desconhecido

Olá, Pessoal.

Poema Desconhecido é uma das canções que estará no meu próximo disco, Um Cara Comum.

A letra está aí embaixo….a música à caminho!

bjs,

nvs

Poema Desconhecido


Às vezes, é difícil acreditar

Que acordar cedo basta pra deus te ajudar

Você pode perguntar a um amigo

Ou mesmo a um estranho que ele te revelará

Como uma citação de um poema desconhecido

Que mudou minha opinião

Sobre tudo que eu pensava saber

Em especial, sobre o amor

Revoluções a Caminho!

Revoluções a Caminho!

O ano de 2012 inicia com algumas revoluções a caminho.

Duas delas, em particular, me dão a impressão de que trarão benefício a todos e, numa escala global, com o desenvolvimento tecnológico que têm embutido em seu funcionamento, poderão, realmente, contribuir pra uma melhoria na qualidade de vida de cada um de nós!

Consigo imaginar as possibilidades de interação dessas duas revoluções, já em curso!

A primeira revolução, em andamento, diz respeito ao abastecimento de comida nos grandes centros urbanos. Essa tendência traz um enorme ganho de produtividade e qualidade na cadeia de abastecimento de alimentos frescos. Fazendas urbanas, em terraços, prédios desocupados e depósitos antigos são realidade em alguns projetos piloto nos Estados Unidos e Europa.

Essa proposta consiste, basicamente, em utilizar espaços ociosos nos centros urbanos para produzir alimentos frescos como legumes, temperos e frutas na vizinhança de onde são consumidos, senão nos próprios lugares onde são comercializados. Há um supermercado, em Londres, que produz, no seu terraço, boa parte dos alimentos frescos que vende na sua loja, no térreo.

A economia feita no transporte, armazenagem, embalagem e mão de obra do processo, garante um ganho importante! Esse ganho não se restringe ao aspecto financeiro, pois, projetos como este, estão associados à educação ambiental e alimentar da comunidade.

Há outro ganho que está relacionado à regulagem da relação produção/demanda que, numa esfera comunitária, tem a capacidade de adequar-se muito rapidamente, minimizando prejuízos e desperdícios.

Hidroponia, gotejamento e outras técnicas de cultivo possibilitam produzir de forma robusta, em espaços controlados e relativamente pequenos, safras sadias sem o uso de agrotóxicos, pois o controle de pragas fica, efetivamente, controlado em ambientes como galpões e prédios desocupados.

Se você refletir à respeito, encontrará vantagens enormes em iniciativas como esta.

Que tal juntar-se à essa revolução silenciosa cultivando algo na sua floreira, sacada, jardim ou pátio?

A segunda revolução, surpreendente e tecnológica, diz respeito à impressão 3D.

A impressão 3D consiste em impressoras que imprimem ou, melhor dizendo, constroem objetos a partir de um modelo virtual no computador.

Imagine que você precisa de uma tampa pro seu liquidificador que quebrou quando caiu no chão. Você entra no site do fabricante do liquidificador e, por alguns centavos, você compra o arquivo com o detalhamento que permite “imprimir” uma nova tampa.

Isso é possível?

Sim, já está acontecendo!

Impressoras pequenas, análogas às que temos hoje em casa e no escritório para imprimir, em folhas de papel, letras que surgem de um bico ejetor de tinta, farão o trabalho de imprimir objetos em 3 dimensões que serão ejetados, camada por camada, de bicos que cospem uma mistura de resina, catalisador e algum outro material sintético necessário para o objeto a ser impresso.

Você dará o mesmo comando que você dá hoje, quando quer imprimir uma letra de música, por exemplo, para imprimir uma nova tampa para o seu liquidificador! Que tal?

Eu achei isso fantástico! E vejo a revolução que isso causará em, absolutamente, todos os aspectos materiais da nossa vida cotidiana.

Agora, imagine uma impressora que pudesse imprimir comida!

A “tinta” que seria colocada na impressora seria composta de nutrientes e elementos que formariam uma maçã! Ou uma fatia de melancia ou pão! Claro que, inicialmente, as maçãs poderiam ter um gosto ou aspecto um pouco estranhos, se comparadas às “naturais”. Mas, com o avanço tecnológico, essa diferença se tornará mais sutil.

Cada uma destas revoluções trará, individualmente, uma contribuição importante para a nossa vida. A junção delas poderá trazer ganhos na qualidade de vida que nos ajudarão a chegar aos 110, 120 anos fazendo rock!

Que as revoluções de 2012 sejam boas e perenes! Que qualifiquem nossa vida tornando-a longa e saudável!

Feliz ’12!

nvs