Rumo à Pílula Alimentar

Rumo à Pílula Alimentar

A obesidade é uma realidade mundial. Até há pouco tempo, tínhamos a imagem de que apenas os norte americanos, com seus casos grotescos de obesidade mórbida, estavam sob efeito desta “distorção” alimentar moderna.

Pensando sobre as razões que nos levam a comer e, consequentemente, a engordar, conclui que engordar é natural e importante para enfrentar as intempéries impostas pela vida! E assim é porque não sabemos o dia de amanhã! Um leão pode nos atacar e talvez tenhamos que nos esconder por dias numa caverna; podemos quebrar uma perna e ficar na floresta sem a possibilidade de buscar alimento por um tempo e, por isso, precisamos da gordurinha extra para sobreviver… Bem, de fato, as coisas mudaram um pouco, e, hoje, podemos saber que no dia de amanhã, encontraremos comida na nossa despensa ou, caso essa esteja vazia, no super que fica na esquina. E o melhor é que, da sua casa até o super da esquina, poucos perigos impedirão que você obtenha o alimento para o seu corpo.

A obesidade que nos ameaça nos dias de hoje não é diferente daquela que seria útil se vivêssemos ainda no tempo das cavernas. Trata-se do mesmo instinto de sobrevivência: guardar um pouco de energia sobressalente para os dias de chuva! A questão é que, hoje, não precisamos mais disso. Hoje, sabemos o quanto precisamos comer e quando faremos a próxima refeição! A facilidade dos dias modernos nos traz a possibilidade de viver sem a carga extra da gordura que, outrora, poderia salvar nossa vida!

Seguindo nessa mesma linha, fica fácil visualizar o momento, no futuro próximo, em que faremos as refeições na forma de pílulas ou comprimidos. Todas com os sabores e deleite dos sentidos como estamos habituados.

As pílulas aplacarão a gula e a fornecerão as calorias necessárias para o funcionamento do nosso organismo. Peso saudável, suprimento vitamínico e protéico bastantes, além da conveniência de uma refeição instantânea, farão parte do nosso cotidiano, em breve.

Aguardem! As pílulas estarão nas prateleiras do super da esquina.
Os obesos mórbidos e os regimes serão aberrações do passado.

Bjs,
nvs

O dia que conheci Mario Quintana

O dia que conheci Mario Quintana

Eu tinha quase 11 anos. Tinha sido convocado pela Nize, que trabalhava como jornalista na Folha da Criança, do Correio do Povo, era amiga da minha mãe, além de musa da minha infância.

As lembranças que ainda tenho são vagas e carinhosas.

No apartamento dos últimos andares do prédio branco que ficava numa esquina da Rua Mariante, lembro de estar sentado sobre a mesa do gabinete enquanto Mario conversava comigo, despretensiosamente, sobre ser poeta. Fiz algumas perguntas que foram preparadas para guiar a matéria e fui encorajado a pedir um autógrafo, ao final do encontro, que guardo com carinho até hoje. E é isso que eu queria mostrar pra vocês.
Olhem só:

A vida é feita de histórias pra contar: histórias que vivemos, que vemos, que ouvimos e repetimos. O fato de ter conhecido, ainda que em tenra idade, o poeta consagrado que é amado pela simplicidade, inocência e sutileza, me deixa absorto em pensamentos etéreos demais para serem traduzidos em pobres palavras. De toda forma, isso revigora, inspira e faz satisfeita a fome e a inquietude que me move até hoje – pelo menos, por enquanto. E isso faz da vida poesia!
…tudo porque lembrei o dia em que conheci Mario Quintana.
Bjs,
nvs

Novas Datas – Shows de Maio

Novas Datas – Shows de Maio

Oi, Pessoal.
Depois de algumas idas e vindas, vou passar pra vocês as alterações que ocorreram na agenda de shows do tour do SESC. Ficou assim:

06/05 – Montenegro
local: Teatro Roberto Atayde Cardona (rua Capitão Cruz, 2150- centro)

07/05 – Santa Cruz do Sul
local: Teatro Mauá (R. Cristóvão Colombo, 367)

08/05 – Pelotas
local: Fábrica Cultural – Félix da Cunha, 952

09/05 – Camaquã
Local: Teatro Coliseu

Está em andamento a construção de uma nova agenda, também do SESC, para o segundo semestre, contemplando cidades que ficaram de fora ano passado e agora.
Quem se habilita? Onde ainda não fui nos últimos 2 anos??
Bjs e nos vemos aí!
nvs