Perdão

Perdão

“Quanto mais eu rezo, mais fantasma me aparece!”

Esse ditado popular, lembrado pelo Vini, traduz, de forma irônica, o post que escrevo agora:

Recentemente, fui procurado por um antigo colaborador. Ele apareceu bem vestido, com um sorriso bacana estampado no rosto e um ar de quem já está chegando num ponto da vida onde as conquistas são freqüentes.
Colocou a cara dentro do escritório, com uma intimidade sincera, e perguntou se eu tinha alguns minutos pra ele. Eu estava no meio de uma reunião e já quebradão do dia comprido que tinha tido até então. Ainda assim, disse a ele que esperasse um pouco que falaria rapidamente com ele.
Depois de encerrar a reunião, convidei-o pra entrar e, depois de cumprimentá-lo propriamente, voltei pra minha cadeira e fixei os olhos nele. Uma cara de revelação se mostrou e ele disparou:

- Nei, no tempo que eu trabalhei contigo, aqui na Good Music, eu levei algumas coisas e nunca fiquei bem com isso. Vim aqui pra pagar e encerrar essa questão.

Fiquei pasmo e mantive o olhar fixo nos olhos dele. Ele continuou com um certo nervosismo ao ver que não esbocei reação dizendo:

- Tu já sabia, né?! – procurando uma concordância minha.

Mantive o silêncio e o olhar.
Depois de alguns instantes perguntei:

- O que tu levaste?
- Alguns pedais e acessórios – disse ele, constrangido.

Ele seguiu falando e disse que se sentia envergonhado por ter feito o que fez e que não conseguia viver em paz com aquilo bla, bla, bla…
Seguiu falando, explicando e justificando.
No final, depois de pegar o numero da minha conta para depositar, perguntou se estava tudo bem e se eu o perdoava.
Depois de olhar bem fundo nos olhos dele disse que o perdão não era meu para dar a ele e que os fantasmas que tinham o acompanhado até esse dia, continuariam com ele até o dia em que ele mesmo se perdoasse pelo que tinha feito. E o fato de ele estar querendo ser perdoado por mim era uma injusta inversão de posição, onde ele projetava toda a culpa que ele trazia nas costas para mim.
Não cabia a mim perdoar.
Ele não teria esse perdão de mim.
As minhas afirmativas causaram desconforto e um pouco de estranheza. Talvez ele esperasse uma benção papal ou uma menção honrosa na casa dos bons samaritanos….sei lá!
Disse a ele, pra encerrar a conversa, que o problema era dele e que ele resolvesse da maneira que ele entendia ser a melhor. Depois de dizer isso, usei a linguagem corporal pra mostrar que a conversa tinha encerrado e que ele podia ir embora.
Ele levantou, se despediu e foi embora.
Alguns instantes depois o Vini, que estava sentado na mesa ao lado e ouviu toda a conversa, disse sabiamente:

“Quanto mais eu rezo, mais fantasma me aparece!”

Bjs….e não rezem tanto!!
nvs

O indiozinho feliz

O indiozinho feliz

Não é segredo a quase extinção que foi sofrida pelos índios, impetrada pelos colonizadores e religiosos vindos nas embarcações que buscavam o caminho das Índias. A história ensinada nas escolas faz pouco caso disso, muito em função dos mantenedores das mesmas. Mas não é meu papel querer culpar alguém, mesmo porque, eu como descendente de europeus, teria minha porção de culpa nessa história…
Tenho uma profunda simpatia pelos índios. Parecem ser dóceis e resignados com seu destino, aceitando, sem sofrimento desnecessário, aquilo que lhes é imposto.
As mazelas que sofrem, desde a colonização de tudo que era seu domínio, são, ainda, mais intensas junto àqueles que vivem nas cidades.
Sobrevivem com seu artesanato e esmolas. Estão sempre presentes nos parques e em algumas sinaleiras, onde vendem cestas e pequenos animais, esculpidos em madeira macia, que compõem a fauna na qual eles se inserem.

Sim, os índios se inserem na fauna porque não são pretensiosos como os brancos que acham que não são mais bichos!

Tudo isso já está assimilado; tudo isso já nos brutalizou, tudo isso já faz parte de nós – do nosso meio e sociedade.
Ainda assim, sempre que encontro um índio que traz junto seu artesanato eu compro alguma coisa. Não por pena ou piedade! Acho bonito o que fazem, acho bonito o que são. Não querem ser diferentes de nós, não querem ser iguais. Eles querem ser eles mesmos, apenas.
Eu tento ver com olhos deles…(há esperança?)
Compro o que tiverem: um bichinho, um ninho de passarinho ou aquelas bolinhas de cipó. Tudo me serve – mesmo eu não precisando de nada! Se não vejo nada bonito, dou um dinheirinho igual…
Dirigindo pela zona sul, um dia desses, um indiozinho me abordou quando o sinal fechou. Ele mostrou, sem ser muito insistente, que tinha algumas peças de artesanato pra vender e disse:

- Tio, compra um pra me ajudar?

Perguntei o que ele trazia pra vender e ele mostrou os ninhos pra passarinho. Perguntei quanto era:

- É 5, tio – falou o pequeno.

- Tá bom – eu disse – escolhe o mais bonito que eu vou levar um.

Ele pegou um dos três que trazia na mão sem ao menos virar o rosto pra saber se havia diferença entre eles. Estendeu o bracinho até a janela do jipe e me entregou antes mesmo de receber o dinheiro. Peguei o ninho e coloquei no banco de trás, peguei o dinheiro e alcancei pra ele.
Ao me virar, vi a caixa de pêssegos que tinha recém comprado. Perguntei a ele se ele queria um pêssego. Ele acenou positivamente com a cabeça.
Peguei um pêssego e dei a ele. O indiozinho pegou e levou diretamente a boca, deu uma mordida e saiu caminhando feliz, esboçando um quase sorriso.
A felicidade espontânea daquele indiozinho me contagiou e dei uma risada enquanto observava ele ir embora…
O sinal abriu e eu fui também.
O indiozinho me fez feliz!
Bjs,
nvs

Muito obrigado!

Muito obrigado!

Oi, Pessoal!
Gostaria de agradecer a todos que estiveram no Teatro do CIEE, ontem, à noite! Foi uma noite memorável, digna da gravação do DVD, ocorrida no ano passado.
Espero que todos que tenham ido tenham se divertido e curtido a noite! Eu curti muito e me diverti!! Foi uma noite com fãs carinhosos na platéia, com muitos amigos e parceiros presentes – fiquei feliz!
Obrigado aos apoiadores: Itapema FM e Terceira Odysséia!
Agradeço especialmente à Farofa Filmes que conseguiu concretizar, de forma impecável, o DVD que lançamos ontem!!
VALEU!!
Bjs,
nvs

Porto Alegre, dia 20, no Teatro do CIEE

Porto Alegre, dia 20, no Teatro do CIEE

Olá Pessoal!
Muitos já garantiram seus ingressos antecipados pro show de lançamento que acontecerá nesta sexta, dia 20, no Teatro do CIEE.
Da minha parte, está praticamente tudo pronto pra fazer um show bacana e curtir esse momento que comemora mais um lançamento!
Quem já comprou o DVD, já pôde curtir o que vou levar ao palco do teatro.
Esse post é pra fazer o convite e dar as informações pra quem ainda não tem. Ai vão elas:

O que: Show de lançamento do DVD Nei Van Soria – 40 anos.

Onde: Teatro do CIEE
Rua Dom Pedro II, 861

Quando: sexta, dia 20 de novembro.

Ingressos antecipados: R$ 30,- (trinta reais) na Good Music
Cel. Vicente, 397
51-3212.1633

Ingressos no local: R$ 40,- (quarenta reais) apenas na hora do show.

Depois de Porto Alegre estarei em Passo Fundo e Santa Maria!
Ah! Quase esqueço: estará à venda no teatro o DVD e os meus CDs, inclusive o Só – ao vivo – que estava esgotado. Camisetas novas do DVD, que acabaram de chegar da serigrafia, também estarão disponíveis!!
Espero todos vocês lá!
Bjs,
nvs

Pelotas, dia 14 de novembro

Pelotas, dia 14 de novembro

Olá, Pessoal.
Dia 14, no próximo sábado, estarei fazendo o show de estréia do lançamento do DVD. Chegarei na sexta para fazer o Jornal do Almoço e outras divulgações. Liguem-se!!

O show será no Theatro Sete de Abril, às 21hs.
Estão todos convidados!

Ingressos antecipados na Cia dos Livros
Felix da Cunha, 607
Informações sobre o show e ingressos:
53-9161.1237

Agradeço, desde já, aos apoios de:
Rua XV
Cia dos Livros
Faculdades SENAC
Hotéis Manta
Trem Bão

A coordenação local está sendo feito por Caio Lopes, Produções Culturais!
Espero todos vocês lá!
Bjs,
nvs

Relógios e Horários

Relógios e Horários

Tenho a mania de manter o meu rádio relógio adiantado cerca de 5 minutos. Acho cômodo saber que tenho uma vantagem de alguns minutos frente às atividades que começarão a partir do momento que acordo. A ida ao banheiro, o banho, o café e a contemplação do horizonte, feita na sacada, acontecem de forma folgada, pois tenho aqueles preciosos 5 minutos “a mais” para contar. Essa primeira hora do dia é mais longa que as outras e isso faz com que o dia seja ritmado por aquela hora mais larga – mais comprida.
Hora, eu sei que trata-se de mero artifício psicológico! Vocês poderão pensar que é uma bobagem, que estou me enganando e que bastava eu colocar o relógio na hora certa e acerta-lo para despertar 5 minutos antes. Na realidade, a coisa não é tão simples assim. De fato, é bem complexa! É diferente saber que levanto no mesmo horário e que tenho uma folguinha pra poder rolar um pouco mais na cama ou caprichar no banho – não que os meus banhos não sejam tomados sempre com dedicação!
O problema é que se eu colocar o relógio na hora certa e acordar mais cedo, pode ser que eu me convença que tenho uma folga de 5 minutos e vire pro lado pra dar aquela última dormidinha. Então, provavelmente, acordarei de sobressalto e já atrasado pros meus afazeres!
O fato de ter o relógio adiantado 5 minutinhos me dá aquela tranqüilidade de saber que tenho uma folga, mas, por outro lado, me mantém alerta, pois sei que não posso relaxar demais pra não perder o horário. É um jogo que faço comigo mesmo e que dá certo!
Me lembrei de contar isso pra vocês porque hoje, enquanto almoçava com meu pai, olhei para o relógio de pulso dele e vi que estava marcando 13:04 e perguntei a ele se estava adiantado, pois eu recém tinha visto no celular e ainda faltavam alguns minutos para às 13hs. Ele respondeu que sim, que estava adiantado 6 minutos!!
Eu cai pra trás!!
Será que é genético – pensei??
Será que o Theo vai adiantar o relógio dele 4 minutos – me preocupei??
Será que meu avô adiantava 7 – estranhei??
Ou será que é normal e as pessoas adiantam seus relógios?
O problema é que se todo mundo adiantasse os seus relógios, mudaríamos a convenção do horário de verdade e o adiantamento não seria mais psicológico e sim real! Afinal, o tempo é só uma convenção, não é verdade?!
Não sei se eu conseguiria colocar meu relógio na hora “normal” sem adiantá-lo sequer 1 minuto. Por outro lado, fiquei desconcertado ao ver o relógio do meu pai adiantado. Será que quando perguntarmos as horas para alguém devemos perguntar se essa pessoa adianta o seu relógio??
Tudo o que sei é que os 5 minutinhos a mais que tenho no meu rádio relógio, não fazem mal a ninguém e me mantém pontual! Parece uma loucura saudável, vocês não acham??
Alguém ai adianta o relógio?? …que horas são!?..rsrsrs
Bjs,
nvs

1 coisa pra dizer

Oi, Pessoal!

Só tenho uma coisa pra dizer pra vocês:

- O DVD chegou!!!!!!!!!!!!

Todos que já compraram na pré venda terão seus DVDs despachados até amanhã pra poder curtir no final de semana!
Quem ainda não comprou….bem, tá na hora de encomendar a sua cópia!!!…rsrs
Mais uma vez quero agradecer à Farofa Filmes, ao Vini, aos músicos e, principalmente, aos fãs que participaram da gravação! Agradeço, também, a todos que compraram o DVD pela internet e aos que já adquiriram os ingressos pro show de lançamento!
Fiquei feliz!Ganhei meu dia!
bjs a todos e até breve.
nvs

Na expectativa do DVD

Na expectativa do DVD

Já lancei vários discos e sempre quando sai um novo, é apenas mais um. Não me causa nenhuma ansiedade ou nervosismo. Apesar de sempre ser especial, pelas canções que trás, é apenas mais um na carreira.
Mas o DVD está sendo diferente. É o primeiro! E isso está me dando aquele frio na barriga, típico dos momentos em que ficamos nervosos. Fiquei pensando: será que eu tô nervoso? …que nada – pensei -, bobagem!
Pensando bem, acho que estou um pouco nervoso, sim. Acho que o registro em vídeo é uma epopéia que faz com que se fique um pouco angustiado até colocar pra fora; até entregar àqueles que querem assistir.
É isso que eu quero fazer! Colocar na mão de quem quer assistir e, depois, celebrar no show de lançamento.
Nunca gostei muito de vídeos, prefiro as gravações de áudio, apenas. Leiam-se discos.
Nunca gostei muito de vídeos, prefiro os shows!
Leiam-se shows!
Mas, mesmo não sendo um fã de vídeos, como vocês puderam notar pelos meus comentários, acho que esse DVD é um registro verdadeiro da música que faço!
Além do mais, eu curti fazer!!!…rss
Espero que vocês gostem!
Quero que chegue LOOOOOOOOGOOOOOO!!!!
…rsrsrs.
Bjs,
nvs