Neufert
Falei, esses dias, sobre um livro inspirador de Einsten que trazia suas impressões do mundo – e do universo!
Pois outro livro que caiu em minhas mãos, e que é igualmente inspirador, traz um universo de informações no campo da forma. Trata-se da bíblia dos arquitetos que eu, mesmo convivendo no meio deles por anos, só fui descobrir agora. E o engraçado é que foi por causa de um galinheiro!
Sim, por causa de um galinheiro.
No sítio, nós temos uma pequena horta, árvores frutíferas e, claro, algumas galinhas que nos dão – se elas não derem, nós pegamos à força rssrs… – seus ovos. Afinal, quando começamos a nos dar conta de que boa parte da comida que temos acesso – aquela que é vendida nos supermercados, por exemplo – é produzida com rações que têm antibióticos e hormônios, dá vontade de buscar fontes alternativas mais saudáveis. E, tendo esta possibilidade lá no sítio, tenho gosto especial em melhorar a vida dos bichinhos que nos fornecem seus produtos!
Nesse clima, comecei a pensar em fazer um galinheiro novo. Comecei a pesquisar e, falando com meu cunhado, ele mencionou o Neufert.
- Que Neufert? – eu perguntei.
Ele me contou que era um livro que tinha tudo!
- Tudo? Como assim? – perguntei de novo.
Depois de dar umas risadas, daquelas de quem sabe de algum segredo, ele confirmou que tinha tudo! Tudo que um arquiteto ou engenheiro precisava saber para projetar e construir! De hospitais a estádios, passando por casas e estábulos. E até para construir um galinheiro!
Não entrava na minha cabeça um livro com tantas informações. Não entrava na minha cabeça, porque eu achava que não entrava em um livro – é muito informação!
Peguei o livro na mão.
É verdade, tem tudo!
Fiquei chocado!
Logo imaginei como seria um livro na música que tivesse tudo! Um Neufert musical. Tudo em termos musicais: ritmo e melodia; arranjos e estrutura da canção; técnica e improviso. Coisa de louco!
Meu devaneio não parou por ai, não. Fui imaginando outros livros à La Neufert, até que me lembrei do Google Earth. Depois, do Google Sky. Fiquei pensando que, a partir do conceito organizacional que o Neufert conseguiu estabelecer em seu livro, o Google poderia trasladar para o mundo virtual algo com o mesmo alcance. Começaria com Google Humano, onde o corpo humano seria um universo a ser explorado: desde as unhas do dedo do pé até a intangível psique que acontece de forma misteriosa dentro do cérebro.
Outros seguiriam a série: o Google Atômico. Este exploraria o conceito elementar da matéria.
Não para mais….o mundo animal, vegetal, das idéias.
Mas é importante que fique claro que não se trata de uma enciclopédia, mas, sim, de um manual de execução com instruções claras e com ilustrações explicativas!
O descortinar de um conceito simples torna possível alçar vôos mais longos, seguros e confortáveis em qualquer ambiente, em qualquer meio, para qualquer fim.
Assim, depois que o brilhantismo do engenheiro alemão Ernst Neufert que, um pouco antes da segunda guerra mundial, conceituou a bíblia de engenharia e arquitetura para o mundo, aterrissei do meu devaneio e vou construir o novo galinheiro do sítio!
Bjs,
nvs